Hoje vou comentar de dois produtos que gosto muito e possivelmente irá ajudar muitas pessoas (principalmente em aquários marinhos).
MICROBE-LIFT SPECIAL BLEND & Nite-Out II
É o único programa de tratamento natural para ciclar e equilibrar seu aquário rapidamente, usando um processo biológico microbiano seguro e não químico que naturalmente controla e elimina restos / dejetos orgânicos, melhora a qualidade da água, e reduz e controla amônia, nitrito e nitrato de modo simples e eficaz! Basta seguir esses passos.
Passo 1: Adicione SPECIAL BLEND ao seu aquário para quebrar e degradar todo material orgânico, assegurando um ambiente melhorado para toda a vida aquática. SPECIAL BLEND inocula todo o ambiente do aquário, especialmente a filtragem, estabelecendo os indispensáveis bio-filmes em filtros, substrato e demais superfícies do aquário, removendo material orgânico indesejável e mantendo a água limpa rapidamente! SPECIAL BLEND também reduz e elimina odores desagradáveis.
Quando em seu aquário a matéria orgânica livre (p.ex., plantas mortas, ração não consumida, dejetos dos peixes etc.) é quebrada pela biologia natural, essa matéria é convertida em várias outras coisas, como CO2, água, sais minerais e amônia. À formação de amônia chama-se amonificação. Conforme os níveis de amônia crescem em seu aquário, ela começa a ficar tóxica aos peixes e outras formas de vida aquática, devendo ser biologicamente removida de forma rápida. A nitrificação – o processo biológico natural de remoção da amônia – é realizado por um grupo de micróbios chamados bactérias nitrificantes. Essas bactérias nitrificantes são extremamente lentas em seu crescimento / multiplicação, requerendo até 16 horas para uma divisão celular – bactérias heterotróficas decompositoras de material orgânico, por exemplo, dividem-se a cada 45 – 60 minutos. Assim, geralmente são necessárias semanas para que naturalmente se desenvolva uma população adequada a converter toda a amônia produzida no seu aquário.
Passo 2: Use o NITE-OUT II para rapidamente estabelecer as culturas necessárias de bactérias nitrificantes e assim o processo de remoção de amônia em seu aquário. Basta adicionar o NITE-OUT II e essas culturas vão crescer convertendo a amônia tóxica em nitrito, e esses em nitratos. NITE-OUT II contém bactérias Nitrosomonas, que convertem amônia em nitrito, e Nitrobacter e Nitrospira, que convertem nitrito em nitrato.
Um dado importante a conhecer é a Alcalinidade de Carbonatos (KH), porque, para funcionar corretamente, o processo biológico de nitrificação requer uma fonte de carbono inorgânico. Para cada 1,0g de amônia removida, é consumido nesse processo 7,1g de alcalinidade de carbonatos. Se o seu aquário está com o KH em “zero”, o processo de nitrificação vai parar, ou mesmo jamais começará! É como um carro sem gasolina, ele não tem como continuar funcionando... Para certificar-se que o processo nitrificante está ocorrendo corretamente, você deve testar freqüentemente a água de seu aquário para verificar que o KH está correto, isso é, um mínimo de 3°DH ou 50ppmCaCO3. Corrija sempre que necessário com produtos adequados, preferencialmente os encontrados em lojas de aquariofilia. Procure adicionar o NITE-OUT II apenas após corrigir o KH.
MICROBE-LIFT SPECIAL BLEND & DESNITRIFICAÇÃO
O produto SPECIAL BLEND apresenta outro grande valor para o uso em aquários. Além de ser um dos melhores produtos que pode ser usado para acelerar a remoção biológica de material orgânico de difícil decomposição (ácidos graxos de cadeias longas, material celulósico etc.) em aquários, as culturas únicas de SPECIAL BLEND ajudam na remoção de nitrato da água do aquário através de um processo chamado desnitrificação.
Enquanto algum nitrato do aquário é removido por plantas ou nas trocas parciais de água, a maneira mais efetiva de controlar a remoção de nitrato é através de desnitrificação biológica. Nesse processo, a remoção do nitrato se dá nas áreas anaeróbias tais como os bio-filmes. As culturas microbianas de SPECIAL BLEND contêm micróbios desnitrificantes que fornecem um importante meio de remoção de nitrato. Eles convertem o nitrato em gás nitrogênio quando estão sob as condições anaeróbias que podem ser encontradas nos bio-filmes formados no sistema de filtragem e no aquário. Isso reduz o nível de nitrato em seu aquário. Deve ser destacado que nitrato é um dos fatores que tende a criar problemas com algas em aquários, já que essas usam o nitrato como nutriente.
Fonte: Aquarium Group