Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Purificação biológica da água

Existem no mercado vários produtos que exercem a função de mídia biológico. Neste texto iremos mostrar os mais utilizados e suas vantagens e desvantagens.

Bio-Ball
BioBalls é um bom elemento filtrante para aquários de água doce e salgada, proporcionando uma boa área de fixação às colônias de bactérias, aumentando a capacidade de filtração biológica nesses sistemas. Atenção: O BioBall não pode ficar totalmente submerso. Ele somente deverá ser utilizado onde há fluxo de água, mas jamais totalmente submerso.
Cerâmica
Produto muito utilizado para colonização bacteriana. Hoje constatamos que a cerâmica vem perdendo espaço, pois existem materiais muito mais eficientes. Pessoalmente não recomendo o uso deste material.
Quartzite
Mídia filtrante biológica de quartzito natural processado em tratamento de altas temperaturas, para assegurar formação sólida. Contém elementos estáveis e benéficos como óxido de cálcio, magnésio, potássio e sódio que ajudam criar um ambiente para colonização bacteriana. Sua estrutura densa e única cria uma habilidade infiltrante mais potente que provê muitas vezes mais área disponível que as mídias biológicas tradicionais. Excelente produto (testei e aprovei esse material da marca ISTA).
Lava natural
Mídia filtrante biológica composta de pedaços de rocha composta de lava vulcânica multiporosa. A alta densidade de poros fornece uma área cerca de 1,5 vezes maior que espumas, e 6 a 8 vezes mais que cerâmicas comuns. De acordo com experimentos, verificou-se o desenvolvimento de até 47 mil bactérias por cm2.
Anéis de vidro (Siporax - Sera)
Sera Siporax oferece as mais variadas espécies de bactérias condições ideais. Na grande e rude superfície, as bactérias produtoras de muco têm ótimas condições de fixação. Elas recebem oxigênio suficiente. Estas bactérias processam a amónia com o oxigênio, dando origem a nitritos (processo aeróbio).
A enorme quantidade de estruturas porosas em forma de túnel em Sera Siporax possibilita que as bactérias anaeróbias sejam fornecidas de nutrientes e de pequenas quantidades de água fresca. No interior do túnel há pouco oxigênio e nestas condições o nitrito é degradado e convertido em nitrato. As bactérias têm que dissociar o nitrato para receber oxiênio suficiente. Assim o nitrato é reduzido continuamente. Restos de nitrato são consumidos pelas plantas.
Através da transversal do interior dos canos, os produtos de degradação são transportados rapidamente, mas sem arrastar constantemente as bactérias.
Um litro de Sera Siporax proporciona uma área de colonização para bactérias superior à área obtida com 34 litros de material cerâmico. Por isso, 1 litro de Sera Siporax, assegura mais de 200 litros de água de aquário cristalina e biologicamente pura. Com certeza, a melhor mídia biológica vendida no Brasil (excelente produto).

0 comentários:

Postar um comentário