Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Aquario Plantado - Gás carbõnico



Gás Carbônico (CO2)


A fotossíntese é o processo que as plantas, seres autrófitos, que produzem seu próprio alimento, realizam para sobreviver. Para isso, exostem elementos básicos que são indispensáveis: luz, co2 (gás carbônico), h20 (água) e minerais. Como resultado do processo, temos glicose (alimento da planta) e o O2 (oxigênio).


O CO2 dissolvido na água gera H2CO3 (ácido carbônico), portanto, quando é adicionado à água, esta tende a ficar mais ácida e é através desta acidez causada pela reação destes dois elementos que iremos medir a quantidade do gás dissolvido.


Existem algumas maneiras de se introduzir o CO2 em aquários, como estas que seguem:


Sistema de CO2 pressurizado.

Consiste em um cilindro de alta-pressão, onde o gás encontra-se pressurizado na forma líquida, regulador de pressão, controlador de fluzo que regula a quantidade liberada para o aquario e um conta-bolhas, qie nada mais é que um pequeno recipiente cheio de água, que possibilita visualizar e contar a quantidade de CO2 que passa por ele, em bolhas por minuto.

Prós: Controle absoluto da quantidade de CO2 injetada, pH estável quando utilizado junto com válvula solenóide e baixa manutenção, visto que pode demorar meses para que o cilindro necessite ser recarregado.


Sistema de geração de CO2 biológico.

Consiste em um sistema industrializado ou caseiro, onde o CO2 é gerado pela respiração de bactérias que são estimuladas a se reproduzir em uma solução de água e açucar.

Possui dificuldade no controle de CO2 injetado, variação de pH devifo à instabilidade da geração do gás, risco de injetar também a solução no aquário, o que pode acabar matando os peixes, manutenção diária para retirar o CO2 no período noturno e troca da solução entre 7 e 15 dias.


O CO2 deve ser dissolvido na água por meio de reatores ou difusores de CO2. O reator pe um equipamento que força o gás a dissolver-se na água através de uma bomba que faz com que a água se movimente em um pequeno circuito fechado e, posteriormente, é liberada lentamente para o aquário. O difusor de CO2 consiste em um pequeno equipamento que faz com que o gás que entra no aquário seja dividido em pequeninas bolhas, que são dissolvidas na água enquanto sobem até a superfície.


Fonte: Livro Aquapaísagismo - Introdução ao aquário plantado. Editora Aquamazon. Autores: Maurício Xavier de Almeida e Rony Suzuki. Capítulo 9.



0 comentários:

Postar um comentário